Paratletas apoiados pela MOB são destaque em competição nacional

5/12/2024

O talento e a dedicação dos paratletas apoiados pela MOB colocaram o Maranhão em destaque no cenário esportivo nacional novamente. Dessa vez, três usuários do Programa Travessia representaram o estado com excelência nas Paralimpíadas Escolares 2024, o maior evento mundial para jovens com deficiência em idade escolar. A competição, realizada entre os dias 25 e 30 de novembro, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, reuniu atletas de todo o Brasil, celebrando a inclusão e revelando novos talentos do paradesporto. 

 

Os paratletas Gabriel Amorim, Maires Castro e Pamela Ribeiro, apoiados pela MOB, representaram o Maranhão, competindo na modalidade bocha adaptada. Como usuários do Programa Travessia, eles contaram com o transporte gratuito e acessível das vans adaptadas, que garantiram deslocamento seguro para realizar todos os treinos no Ginásio Costa Rodrigues. Esse apoio foi essencial para que os atletas se preparassem.

 

Entre os destaques, Maires Castro conquistou a medalha de prata na modalidade de bocha adaptada, trazendo orgulho para o Maranhão. O presidente da MOB, Adriano Sarney, destacou a importância da conquista: “Essa medalha reflete o esforço pessoal da competidora e reafirma a importância do apoio MOB, que, com as vans do Programa Travessia, garante transporte diário para que os paratletas treinem com segurança, conforto e acessibilidade.”

 

Gabriel Leal, técnico responsável pela preparação dos competidores, destacou o papel do Programa Travessia no desenvolvimento dos paratletas. “O Travessia é fundamental para que esses atletas tenham acesso aos treinos e oportunidades como essa. Que o programa continue crescendo para ajudar ainda mais pessoas. Nosso muito obrigado ao presidente Adriano Sarney e à MOB por todo o suporte oferecido”, afirmou. Integrante da SEDEL (Secretaria de Estado de Esporte e Lazer), Gabriel também treina outros usuários do Travessia que já conquistaram medalhas em competições nacionais, o que reforça o impacto do programa no fortalecimento do esporte paralímpico no Maranhão. 

 

A gestão do governador Carlos Brandão tem fortalecido iniciativas de inclusão e mobilidade no Estado, com destaque para o Programa Travessia. Com transporte adaptado e gratuito para pessoas com deficiência, mobilidade reduzida e idosos hipossuficientes, o programa atende 46 cidades e facilita o acesso a atividades de esporte, saúde, educação, cultura e lazer. Essa estrutura permitiu que os paratletas maranhenses das Paralimpíadas Escolares 2024 tivessem acesso a treinos e competições, reafirmando o compromisso do governo em construir um Maranhão cada vez mais acessível.