MOB tem proposta aprovada em primeira audiência do Orçamento Participativo

Acessar fotos
28/06/2023

Proposta da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB) foi aprovada na primeira audiência do Orçamento Participativo 2023, realizada na Assembleia Legislativa, na terça-feira (27). Em votação, foi acatado projeto de ampliação do Programa Travessia, de 46 para 100 municípios maranhenses. A aprovação é uma importante conquista no segmento das políticas públicas às pessoas com deficiência, realizada pelo Governo do Estado. O governador Carlos Brandão acompanhou a cerimônia e destacou o simbolismo do encontro para avanço das ações sociais no Maranhão.

"Este grande movimento é para ouvirmos a população. Estamos vivendo um novo momento, de parceria e unidade, de vez e voz para o povo. Neste processo, todos poderão colocar suas demandas para que possamos, realmente, fazer o orçamento pautados na vontade popular. Contamos com um governo federal parceiro e trabalhamos em consonância com o povo. Temos percorrido as regiões, ouvindo os movimentos populares e essa é a marca do nosso governo. Estamos no caminho certo e, nessa parceria com o presidente Lula, vamos avançar ainda mais", pontuou o governador Carlos Brandão.

Para contemplar as sugestões que atendam à maior parcela da população, o Maranhão foi dividido em 32 regionais. Cada regional poderá apresentar 10 medidas, em cinco eixos definidos: economia próspera e inclusiva; educação, identidade e cultura transformadoras e estruturantes; governança efetiva, conectada e inovadora e sociedade saudável, segura e justa; e meio ambiente valorizado e resiliente. A escolha dos eixos segue o plano de trabalho do ‘Maranhão 2050’, do governo estadual. Nas audiências, que acontecem de 4 de julho a 1º agosto, os maranhenses poderão opinar sobre a aplicação dos recursos e investimentos públicos.

“Ficamos muito satisfeitos com a aprovação desta proposta, que atende parcela importante da população. O Programa Travessia é umas das grandes ações do Governo do Estado e essa ampliação é uma conquista para o segmento. As audiências são um momento importante, pois, o povo maranhense terá a oportunidade para dar sua opinião quanto à destinação dos recursos utilizados para executar as políticas públicas do Governo do Estado. Esta é a hora de apresentar as demandas e se manifestar sobre as ações e projetos para o desenvolvimento do Maranhão”, ressaltou o presidente da MOB, Adriano Sarney. 

A diretora de Mobilidade Inclusiva e Aeroviária da MOB, Isabelle Passinho, enfatizou que o momento é de vitória para o segmento. “O Programa Travessia é muito procurado e nossa missão é fazer com que as pessoas com deficiência possam ter o devido acesso à essa importante política pública do Governo do Estado, executada pela MOB. Para nós, é uma satisfação em testemunhar mais um alcance do programa, isso fruto de muito compromisso e luta para que, cada vez mais, haja expansão e mais pessoas com deficiência possam ser atendidas”, reiterou. No total, serão 320 proposições, de várias áreas, a serem inseridas no Plano Plurianual 2024/2027. 

A primeira audiência do Orçamento Participativo reuniu secretários de Estado e representantes de entidades da sociedade civil para debater as políticas públicas prioritárias ao povo maranhense, em diversas áreas de interesse social. 

Inclusão

O Programa Travessia oferece transporte gratuito às pessoas com deficiência, idosos, hipossuficientes, autistas, crianças com micro e hidrocefalia, além de outras doenças neurológicas, a serviços de saúde, educação, trabalho e lazer. Atualmente, alcança 46 cidades, sendo 10.529 pessoas cadastradas, e atende de segunda a sexta-feira, das 6h às 18 horas.