MOB promove eficiência no uso de recursos públicos em ação para regularizar transporte alternativo

Acessar fotos
26/10/2023

A Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB) reforça a adoção de iniciativas que promovam uso eficiente dos recursos públicos. A instituição segue com processo de regularização dos operadores do transporte alternativo e executa todos os procedimentos em vários polos, nos municípios. Para garantir a eficiência da ação, a agência destacou pessoal treinado, da sede, para a função e assim, diminuiu custos, otimizando a aplicação dos recursos financeiros com fins a combater desperdícios e reduzir custos. A medida já foi aplicada durante ação para regularizar operadores do sistema de transporte alternativo, nos municípios de Imperatriz e Açailândia.

“A MOB está empenhada em otimizar o uso dos recursos públicos, buscando reduzir custos, maximizando a aplicação do financeiro disponível, além de promover a melhoria na qualidade dos serviços prestados à população. Entendemos que, uma boa gestão dos gastos públicos permite redução de desperdícios, possibilita aumento destes recursos e contribui para que o estado possa melhor atender a sociedade, nas mais diversas áreas. Aplicamos essa lógica no processo de regularização do transporte alternativo, que surte efeito e garante mais eficiência”, avaliou o presidente da MOB, Adriano Sarney.

A equipe de fiscais que conduziu o processo de regularização no transporte alternativo em Imperatriz e Açailândia, foi capacitada por técnicos da MOB, para que pudesse promover essa operação nos próprios municípios. Antes, era necessário deslocar servidores da sede da agência, em São Luís, para outras cidades, o que acarretava custos com viagem, estadia, alimentação e outros gastos. Os operadores deste transporte também tiveram economia de custos, por não haver necessidade do deslocamento à sede para realizar o procedimento. Além da regularização do operador, também foram aplicados os selos oficiais nos veículos. 

O diretor de Operações Rodoviárias e Ferroviárias da MOB, Jacob Mendes, pontuou a viabilidade da medida, que segue a gestão do governo maranhense. “O presidente Adriano Sarney prioriza uma administração eficiente e célere, com melhor otimização de equipamentos e, principalmente, dos recursos financeiros, conforme tem sido a marca da gestão estadual. O intuito é promover a cultura de um modelo de gestão organizacional e de processos, estruturada na adoção de ações voltados ao uso mais eficaz destes recursos, e a MOB está nesse caminho”, reiterou.

Jacob Mendes pontua ainda que, a agência prossegue com a regularização do sistema de transporte alternativo, a fim de garantir melhoria da mobilidade urbana e a promoção de um serviço mais seguro, eficiente e acessível. “Entendemos que a regulamentação adequada é um elemento chave para alcançar esse objetivo e estamos trabalhando, incansavelmente, para garantir que todos os operadores do transporte alternativo atendam aos padrões de segurança e de excelência, ao mesmo tempo em que reduzimos a burocracia e os custos associados”, reforçou.

Planejamento

Essa medida é fruto de alinhamento da MOB com a base de fiscalização de Imperatriz, que resultou na elaboração de um plano de trabalho períodico. “Com esse diálogo, conseguimos avaliar a situação, pensar soluções e discutir formas para executar a ação, promovendo a eficiência no uso dosrecursos da gestão pública”, ressaltou o chefe da Fiscalização da região, Marco Miranda.

A medida para otimizar uso dos recursos será ampliada a outros polos da MOB, nos interiores, dando prosseguimento ao processo de regularização do transporte alternativo e após, em outros serviços da instituição. A finalidade é garantir mais mobilidade urbana, segurança, acessibilidade e eficiência dos serviços.