MOB e SEDEL promovem roda de conversa entre atletas de bocha adaptada e medalhista paralímpico Jardiel Vieira

Acessar fotos
18/10/2024

O esporte tem o poder de transformar vidas, e a troca de experiências entre atletas pode ser uma fonte de motivação e fortalecimento. Com esse propósito, a MOB, em parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer do Maranhão (SEDEL), promoveu uma roda de conversa entre os atletas de bocha adaptada, apoiados pelo Programa Travessia, e o medalhista paralímpico Jardiel Vieira. O encontro, realizado no ginásio Costa Rodrigues, proporcionou momentos de aprendizado e reforçou o compromisso do governo com a inclusão e o desenvolvimento do esporte paralímpico no estado.

 

Os atletas presentes, todos apoiados pelo governo estadual, tiveram a oportunidade de tirar dúvidas e interagir com Jardiel Vieira, maranhense e integrante da Seleção Brasileira. Durante o encontro, Jardiel, que conquistou o ouro nos Jogos de Tóquio 2020 e o bronze em Paris 2024, destacou a importância de ações como essa para o crescimento do esporte paralímpico no Maranhão. "Essa troca é muito importante para motivá-los a crescer, assim como o apoio do Travessia é fundamental para que esses atletas sigam em busca de grandes conquistas", afirmou Jardiel.

 

Isabelle Passinho, Diretora de Mobilidade Inclusiva e Aeroviária da MOB, também enfatizou o impacto positivo de momentos como esse para os atletas. "A roda de conversa é uma oportunidade para o compartilhamento de experiências entre os atletas atendidos pelo Programa Travessia, que praticam a bocha adaptada, um esporte extremamente democrático, pois pode ser praticado por pessoas com diversas características. Ao estabelecer essa conexão com um atleta campeão paralímpico, que já alcançou grandes vitórias, estamos passando a mensagem de que, com dedicação e treino diário, é possível alcançar resultados excelentes", afirmou Isabelle.

 

O Programa Travessia, uma iniciativa do Governo do Estado gerida pela MOB, oferece transporte especializado e gratuito de porta a porta para pessoas com deficiência, permitindo o acesso a tratamentos de saúde, atividades esportivas, culturais e de lazer. Um exemplo desse apoio é o transporte dos atletas de bocha adaptada para seus treinos, que ocorrem todas as terças e quintas no ginásio Costa Rodrigues. O Travessia tem sido um pilar no crescimento e nas conquistas do esporte paralímpico maranhense, promovendo a inclusão e o desenvolvimento dos atletas no cenário esportivo.