Governo do Maranhão entrega Terminal da Baixada e do Litoral Ocidental com estrutura moderna para passageiros e motoristas do transporte alternativo

Um marco histórico para a mobilidade do Maranhão foi inaugurado nesta terça-feira (09) pelo governador Carlos Brandão. O novo Terminal de Passageiros da Baixada e do Litoral Ocidental, feito pela Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB) e pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (SINFRA), já está em funcionamento e representa mais que uma obra de infraestrutura: é a valorização da luta de motoristas, passageiros e empreendedores que atuam há décadas no transporte alternativo.
“O terminal é fruto direto da escuta da categoria. Cada detalhe foi planejado a partir das demandas de operadores, passageiros e vendedores que, por muitos anos, trabalharam em tendas e barracas improvisadas. Agora, os usuários contam com uma estrutura completa posicionada em um local estratégico da cidade, que reúne baias para embarque e desembarque, guichês de venda de passagens — inclusive integradas ao sistema do ferryboat —, bancas para o comércio, banheiros acessíveis, salas de administração, segurança e fiscalização, estacionamento, cobertura metálica com iluminação moderna, além de paisagismo e mobiliário urbano”, destacou o governador Carlos Brandão.
Para Genivaldo, diretor de Cooperativa de Transporte Alternativo da Baixada, a entrega representa a realização de uma luta histórica: “Esse terminal é um sonho nosso. Foi construído para atender todas as nossas necessidades e oferecer mais qualidade de vida a quem utiliza esse modal. Estamos muito felizes e gratos pela atitude do governo do estado, por meio da MOB, que sempre nos acolheu e nos ouviu. Agora temos um espaço para continuar nossas atividades com conforto, e isso mostra o quanto o governador Carlos Brandão se importa e trabalha pela nossa categoria.”
O terminal substitui estruturas improvisadas e oferece um ambiente moderno e organizado, ampliando a integração dos serviços. O passageiro tem agora, em um só espaço, acesso a todas as etapas da viagem: da compra da passagem ao embarque em veículos fiscalizados e regularizados, incluindo a venda de passagens do ferryboat em um guichê da EMAP.
Com a nova estrutura são esperados, aproximadamente, 3.900 passageiros todos os dias. Além disso, a MOB também atuará de forma permanente no local, com uma sala de fiscalização e suporte para motoristas e passageiros. Essa presença constante visa incentivar a regularização dos operadores e garantir que o serviço funcione com qualidade e segurança para a população.
“Inovação se faz com diálogo, sensibilidade e parceria! É com esse compromisso que inauguramos hoje este Terminal, idealizado pelo governador Carlos Brandão. Esse projeto nasceu da escuta da população e do compromisso em atender uma demanda que existe há quase 30 anos: oferecer um espaço digno, seguro e confortável para os trabalhadores e usuários do transporte alternativo. É com muita gratidão que hoje realizamos esse sonho”, destacou o presidente da MOB, Adriano Sarney.
Com um investimento de mais de R$ 9 milhões, o Terminal da Baixada é mais que uma obra: é uma conquista que traz mais dignidade, desenvolvimento e integração para toda a região.